domingo, 27 de abril de 2008

Crianças em Concert - o que fazer

Idade: A priori, a música não tem idade. O ideal é que a criança já tenha um pouco de entendimento, que consiga saber que deve ficar quieta, em silêncio, para o que se recomenda um mínimo de cinco anos. "Os pais devem conversar antes, explicar o máximo que puderem sobre o que vão ver, contar um pouco da história do Municipal, tudo isso ajuda", diz o maestro Henrique lian. As crianças podem sentar-se nas fileiras do meio, ter mais gente ao redor costuma inibir conversas e bagunças. Para as mais ativas os pais devem procurar lugares laterais, perto das portas para uma retirada estratégica, caso a situação fuja do controle.

Bebês: Mesmo bebês podem freqüentar os concertos, no caso de pais que não têm com quem deixar os muito pequenos. Vale a recomendação da porta lateral ou dos lugares mais altos, nas frisas, que garante maior sossego aos outros espectadores e possibilidade de retirada.

Roupas: Atenção, conforto é fundamental. Uma passada rápida pelo toillete antes do espetáculo também previne embaraços e pedidos de banheiro no meio do concerto.

Balas, salgadinhos, pipocas e refrigerantes: Não são permitidos dentro da sala, as poltronas são de veludo, mas são vendidos nos bares do teatro no começo, no fim do espetáculo e nos intervalos.

Horário: Quem não tem ingressos deve chegar uma meia hora antes, quem comprou com antecedência deve dispor de pelo menos 15 minutos para circular pelo saguão e pelo bar, para ir aclimatando as crianças e conhecendo o Theatro, com h, ele tem 93 anos.

Aplauso: Em um concerto, a gente só aplaude no fim, depois que todos os movimentos terminam. E podem aplaudir sem medo. "Se gostar pouco apalude pouco, se gostar muito aplaude muito e se gostar de verdade pode continuar aplaudindo mesmo depois que o maestro sai do palco, que assim ele volta para dar uma canja", ensina o maestro Lian.

por: Ruth Barros
20/10/2004

Nenhum comentário: