domingo, 13 de setembro de 2009

Segredo.

Esta noite morri muitas vezes, à espera
de um sonho que viesse de repente
e às escuras dançasse com a minha alma
enquanto fosses tu a conduzir
o seu ritmo assombrado nas trevas do corpo,
toda a espiral das horas que se erguessem
no poço dos sentidos.

Quem és tu,
promessa imaginária que me ensina
a decifrar as intenções do vento,
a música da chuva nas janelas
sob o frio de fevereiro?

O amor
ofereceu-me o teu rosto absoluto,
projectou os teus olhos no meu céu
e segreda-me agora uma palavra:
o teu nome - essa última fala da última
estrela quase a morrer
pouco a pouco embebida no meu próprio sangue
e o meu sangue à procura do teu coração.


Fernando Pinto do Amaral


(Lisboa, 12 de Maio de 1960) é um poeta, crítico literário e professor universitário português.

Filho da popular actriz dos anos 40, Maria Eugénia. Frequentou a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, desistindo a meio do curso para optar pelas Letras.

É, desde 1987, professor do Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Colaborou em revistas como Ler, A Phala, Colóquio/Letras e o jornal Público.

Traduziu As Flores do Mal, de Baudelaire, que lhe valeu o Prémio do Pen Club e o Prémio da Associação Portuguesa de Tradutores, e Poemas Saturnianos de Verlaine. Traduziu ainda toda a poesia do argentino Jorge Luís Borges.

Página web: http://www.criticaliteraria.com/Fernando-Pinto-Amaral

6 comentários:

Valquíria Falcão disse...

Lindo poema...tenha uma ótima semana beijos...

O Sibarita disse...

Beleza dona moça conhecer um pouco mais do Fernado Pinto e que poema esse dele, hein?

Porreta mesmo!

bjs
O Sibarita

Uma aprendiz disse...

Obrigada, Valquiria.

E que sua semana seja maravilhosa também.

beijo

Uma aprendiz disse...

Oba, meu leitor número 1 voltou!

Obrigada Sibarita por atender ao meu pedido (quase chantagem) e vir me visitar e comentar kkkkkkkkk


Um beijo grande, do tamanho do seu coração

Isa disse...

Que bom saber tbm sobre os autores...olha hj lembrei de vc ao saber da viagem daquele ator americano que atuou em ghost e outro filme dançante...
bjusss miga e boa noite

Uma aprendiz disse...

BEIJOSSSS


BELLLL


SAUDADES