sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Coisas da matemática

Nunca fui boa em matemática. Com o passar dos anos, e com as várias mudanças no ensino dessa matéria, posso dizer que somos duas estranhas. Quando observo a "modernidade" das formas de se cálcular atual fico boquiaberta. Como inventaram nomes e teorias para tudo, inclusive para se somar e subtrair. É tanta lógica e decomposições que me perdi no meio do caminho.
Ontem uma cena me chamou atenção.
Fui colocar crédito no meu cartão de transporte coletivo e entreguei para a atendente, que não tinha mais que 19 anos, uma nota de 50 reais e uma moeda de 1 real e lhe pedi que colocasse 31 reais de crédito.
Solícita, ela sacou da máquina calculadora a sua frente e, em poucos minutos, descobriu que deveria me devolver 20 reais de troco.
Hoje me deparo com um e-mail falando exatamente sobre isso.
Leiam!



" Relato de uma professora de matematica - Evolução do Ensino


Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58.
Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para
evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina
registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela
não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e
ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950,
que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de
venda ou R$ 80,00.
Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2007:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00





ME RESPONDA:

Você faz cálculo de "cabeça"?
Você usa seus dedos da mão para calcular?
Você é viciado em calculadoras?
Ou
Nenhuma das alternativas anteriores?


beijos

12 comentários:

Codinome Beija-Flor disse...

O mundão anda mesmo perdido.
Acho que perdeu "as contas".
Bjos

Uma aprendiz disse...

É o que eu acho amigaaaa.
kkkkkkkkkkk


beijos

Pena disse...

Excelente Amiga:
Infelizmente, a minha profissão sem ser ligada à Matemática, necessita de muitos cálculos mentais.
Como Professor, constato que as máquinas de caicular substituiram os raciocínios onde se exigiam muito mais. Pelo menos saber a Tabuada que não sabem, mesmo no Ensino Superior(deviam sabê-la na Quarta Classe/Primária).
Um brilhante Post feito com a sua magia doce.
Beijinhos de amizade e respeito.
Adorei!
Cordialmente

pena

Olhos de Mel disse...

Oie linda, concordo com você. A matemática mudou e acho hoje, pior de entender que antes. Mas temos que conviver com ela, queiramos, ou não... rsrsrsrs
Bom fim de semana!
Beijos

Uma aprendiz disse...

Sei que você é um ótimo professor, Pena, só por ler a forma carinhosa que fala dos seus alunos.

Qual matéria você leciona?

beijos

Uma aprendiz disse...

Ai, ai, posso aceitar, Mel, mas entender...... está pedindo muito, amigaaaaa.

Se eu já era ruim, imagine agora? kk


beijos

O Sibarita disse...

Xiiiiiiiii... é matematica é? O que é isso? Esse bicho morde? Morde, é mesmo é? kkkkkkkkkkkkk O que faço se preciso dela no meu dia a dia! kkkkkkkkkkkkkkkk E tome-lhe cálculos e mais cálculos, pronto me lenhou! kkkkkkkk

O texto tá certíssimo, chega eu ficar com vergonha quando chego numa loja enquanto eles calculam na máquininha eu já aporesentei o resultado, ai eles dizem que sou computador... Sou, é? kkkkkkkkkk Ah tá bom! kkkkk

Se tirar as calculadoras das lojas adeus corina para esse meu Brasil, isso é uma constatação diária, faça fé! kkkkkkkk

bjs
O Sibarita

Uma aprendiz disse...

Eita, Sibarita, poeta, tem webTV, webrádio, amigo atencioso e ainda é bom de conta?

Quer casar comigo?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


beijo, de sua amiga paulista

Pati disse...

Eiiiiii,é bem isto...kkkkkkkkk
gente nova não vive sem calculadora na mão e se não tiver,não sabe fazer contas.
Caixa de loja sem luz(energia) p fazer funcionar o computador é um desastre,sem contar q pára tudo, a loja SIMPLESMENTE não funciona,tempos modernos são assim...rssss

Beijos,ótimo texto!

Uma aprendiz disse...

Ulalá, apareceu a frô?

kkkkkkkkkkkkkkkk

Oi, Pati, que saudades de suas visitas.

Obrigada por passar por aqui.

uma linda semana pra ti.

beijos

JO disse...

Professora seu texto deixou-me mais aprensiva com o rumo da matemática e da educação como um todo em nosso pais,vejo pelos meus filhos o pouco conhecimento que tem da matemática...temos sempre que apelar para aulas particulares visando aprofundar o conteúdo trabalhado.Carinhosamente...Jo.

Uma aprendiz disse...

Oi, JO,

pior que eles não sabem e nem nós para ajudá-los. kkkkkkkkkkkk

Ai, ai.

beijos

Volte mais vezes.