quarta-feira, 16 de julho de 2008

Eu li Machado de Assis

Não foi por gosto, mas por obrigação que tive meu primeiro contato com as obras de Machado de Assis.
Por exigência escolar tive que ler: A mão e a Luva; Helena; Memórias Póstumas de Brás Cubas; Quincas Borba e Dom Casmurro.
Depois de tanto tempo só posso agradecer por isso tudo, pois foi nessas primeiras leituras - desse e de outros grandes romancistas brasileiros - que descobri meu amor pela leitura e pela escrita.
Aprendi a sonhar.
E, a partir de lá, ficou fácil me imaginar em outra época, vestindo longos vestidos rodados, usando chapéus, tendo minha cintura apertada por espartilhos rendados.
Sonhar com amores impossíveis e cavalheiros de terno e gravata segurando nas mãos um lindo chapéu branco, como se eu fosse uma de suas personagens.
Através dessas leituras escolares pude me ver em senzalas, em cortiços, emaranhada com padres e moços ingênuos e sonhadores como todos nós somos.
Uns mais, outros menos.
Hoje, 100 anos sem Machado de Assis e outros tantos, só posso brindar aos homens que foram agraciados por Deus pelo dom da escrita e felicitar aos corajosos que ainda se arriscam.

Etelvina de Oliveira

10 comentários:

Maripa disse...

Ler ajuda-nos a aprender coisas novas,a abrir horizontes, a sonhar...se fosse enumerar todos os benefícios da leitura era uma lista muito longa!

Beijo carinhoso,Etel querida.

rosali_senra disse...

"Não importa o quanto voçe vá devagar desde que não pare"

Rosali

Lucia disse...

Etel:

Também li muito Machado de Assis, José de Alencar, J.Manoel de Macedo. E, assim como você, sonhava com vestidos de damas antigas..rs. Tem um zoologico, com museu, chamado Quinzinho de Barros, que foi casa da Marquesa de Santos. Fica perto de onde eu cresci. Eu me via andando por lá, com as roupas descritas nos livros que lia..rs. Era tudo meio mágico, eu adorava o que lia e o que "vivia". Poxa, seu texto me trouxe lindas lembranças.
Obrigada, querida.
Beijos

Lucia disse...

Etel:

Sobre o que disse no outro comentário: também estou sem inspiração..rs. Sem inspiração, numa correria danada. Mas estou tentando não deixar a peteca cair..rs. Já me falaram que é normal isso, que tem fases em que escrever fica dificil mesmo. Mas você está bem? Tirando a falta de inspiração, de resto está tudo legal? Me escreve.
Beijos

Etel disse...

Maripa,

Com certeza, mas minhas primeiras leituras realmente foram impostas.
Depois que tomei gosto ai sim passei a sentir prazer e fazer minhas escolhas.

um beijo

Etel disse...

Rosali,

Impossível parar. Esse é um vicio que não deixo. kkkkkkkkkk

beijo

Etel disse...

Lú,

Nem sei contar quantas vezes fui a "Escrava Isaura", "A Moreninha" kkkkkkk
Ontem vi uma matéria sobre o centenário de morte de Machado de Assis e isso me vez lembrar de mim, dos meus sonhos juvenis.
Foi bom de mais.
Fico feliz por ter lhe proporcionado a mesma emoção.

um beijo

Etel disse...

Lú,

Sei não.
Acho que está. Estou naquela fase de cobranças e críticas a mim mesma. kkkkkkkkkkkkkkk
Isso passa já já.

um beijão

O Sibarita disse...

Pois é, né fia? kkkk Machado de Assim é o ouro e pena que as pessoas não o leia muito, pena mesmo!

bjs
O Sibarita

Uma aprendiz disse...

O Sibarita,

Tu tá vivo, fio?
Sumiu, hein?
Fiquei feliz com sua visita.

beijo